Notícias

Projeto “Cientificamente Provável”

Decorreu na Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Alvide, de 25 de fevereiro a 1 de março, uma exposição de materiais dos cursos de Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA).

A exposição foi visitada por várias turmas do 8º ao 12º anos.

Esta parceria foi desenvolvida no âmbito do projeto “Cientificamente Provável”, que surgiu de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.  Este projecto tem como objectivo estabelecer formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares, de forma a promover o conhecimento e a contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens.

No âmbito desta parceria decorreu também, no dia 20 de março, uma sessão de informação sobre Terapia da Fala, com a Dr.ª  Luísa Taveira, professora na ESSA.

Nesta sessão os alunos ficaram a conhecer as diferentes áreas de intervenção de um terapeuta da fala, desde a neonatologia à geriatria.

Nas crianças a intervenção pode ser, por exemplo, na área da alimentação, promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.

Na idade adulta a intervenção é ao nível da comunicação profissional, das perturbações da linguagem adquiridas, das patologias vocais e da deglutição.

A agendar, teremos ainda palestras com uma componente prática, sobre  lesões no desporto/Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Os professores interessados poderão agendar uma visita ao Centro de Medicina e Reabilitação do Alcoitão e/ou participação no “Open Day” da ESSA, que se realizará nos dias 30 de abril e 16 de maio.

Mais informações sobre o “Open Day” em:

(http://www.essa.pt/portal/open-day-na-escola-superior-de-saude-do-alcoitao/)