Programa de Promoção e Educação para a Saúde

Desde o ano letivo 94/95 que a escola desenvolve atividades no âmbito da promoção da saúde com a criação, nesse ano, do Clube de Ciência e de Educação para a Saúde. Este surgiu numa tentativa de colmatar a grande lacuna criada pela Reforma Educativa, a qual extinguiu a Biologia do 9º ano, as Noções Básicas de Saúde dos 10º e 11º anos, a Ecologia do 10º ano e o Socorrismo do 11º ano.

Atendendo a que a nossa escola está inserida numa zona de risco e teve de continuar a ser o grande fator de proteção dos nossos jovens, tentámos nessa altura dar resposta a este problema contemplando o Projeto Educativo com algumas atividades de complemento curricular, entre elas, as do Clube de Ciência e de Educação para a Saúde, de natureza essencialmente preventiva, com efeitos multiplicadores na comunidade. Neste sentido, foram criados seis núcleos: Socorrismo, Cuidados Pessoais, Prevenção de SIDA e DST, Prevenção de Toxicodependências, Saúde Mental e Social e Ciência e Ambiente.

Mesmo antes da constituição do Clube, já os alunos da disciplina de Socorrismo eram solicitados pela CMC para prestarem os primeiros socorros nas provas de Corta-Mato Concelhio, nas Manhãs no Paredão e na Feira do Artesanato; mais tarde, foi a vez do Centro de Área Educativa de Lisboa a pedir a mesma colaboração nas provas de Corta-Mato Distrital.

Entretanto, fomos “descobertos”/visitados por um Professor Operador do Programa de Promoção e de Educação para a Saúde do Ministério da Educação e foi o seu parecer, face ao trabalho que estávamos a desenvolver, que fez surgir um Projeto Piloto – “Prevenção da SIDA: de Alvide a Cascais” – envolvendo a nossa escola e o Programa PES do Ministério da Educação, que visava estender as ações desenvolvidas na nossa escola a outras escolas do Concelho. Na avaliação deste projeto, o Professor Operador considerou na altura que “o Clube de Ciência e de Educação para a Saúde da Escola Secundária de Alvide tem sido um verdadeiro motor que tem promovido nas outras escolas a criação de Clubes de Educação para a Saúde” … “para além de se constituir como pólo dinamizador da rede escolar em que se integra no Concelho de Cascais…”.

Na verdade, para além do que era feito na escola, ainda os nossos alunos realizavam formação inter-pares noutras escolas (com o “Jogo da Vida”) e as docentes coordenadoras davam formação a docentes e a não docentes, incluindo os não docentes de outras escolas. Também participaram no I Encontro Ibérico de Prevenção da SIDA na Escola com a comunicação “Educação para a Saúde – Uma Educação em Espiral”.

Mais tarde, todo o trabalho realizado até ao final do ano letivo 1997/98, principalmente nos Primeiros Socorros, na Prevenção da SIDA e das Toxicodependências foi reconhecido pelo Ministério da Educação, pelo que a Escola-Sede passou, desde então, a integrar a Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde (RNEPS).

Por iniciativa da Divisão de Saúde da CMC foi constituída no ano letivo 2009/2010 a Plataforma Saúde na Escola do Concelho de Cascais que integra a Divisão de Saúde da CMC, os Coordenadores do Programa de Promoção e Educação para a Saúde de todos os Agrupamentos e Escolas não Agrupadas do Ensino Público, o Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais (ACES-Cascais) e a Federação das Associações de Pais (FAP). Atualmente, integram, também, a Plataforma, várias escolas do Ensino Particular. Com a existência desta Plataforma, as várias Escolas/Agrupamentos tornaram-se mais homogéneas nas suas políticas de saúde, com Programas de PES semelhantes.

Em 2011, a nossa escola voltou a destacar-se com um projeto inovador – “ComerBem.com”, que visa não só a educação alimentar e ambiental como, também, a literacia financeira tendo, por isso, sido convidada a apresentar uma comunicação na I Conferência Nacional de Educação Financeira, promovida pela ASFAC. Já antes, a escola contava com a colaboração da CETELEM na formação dos nossos alunos do ensino secundário.

Há pouco mais de três anos, estivemos também na vanguarda da literacia em Saúde Mental, com ações de Sensibilização para as Demências dirigidas a alunos do Secundário, Docentes e Não Docentes. Este ano, a Plataforma Saúde na Escola facilitou, aos Agrupamentos que assim o desejassem, a realização de uma formação em Literacia em Saúde Mental destinada aos docentes.

Já lá vão muitos anos de trabalho na Escola-Sede e, desde que nos tornámos Agrupamento, verificamos que todas as nossas escolas nos têm acompanhado com inúmeras atividades na Promoção e Educação para a Saúde.

Atualmente, todos os alunos que começam e terminam a sua escolaridade no nosso Agrupamento são sensibilizados para a importância da Higiene Corporal e Saúde Oral; para a importância do Sono e de uma Alimentação Saudável e Económica; para a prevenção do Bullying, Tabagismo, Alcoolismo e outro tipo de consumos; para os Afetos e Sexualidade; para a prevenção da Violência no Namoro e perigo de Doenças Sexualmente Transmitidas; para o Planeamento Familiar e Contracetivos. Participam, ainda, em vários projetos, nomeadamente, de Educação para a Cidadania, Igualdade de Género, Competências Pessoais e Sociais, Inclusão para a Deficiência, Literacia em Saúde Mental.

E são estas “ferramentas”, entre outras que a escola propicia aos nossos alunos, que lhes permitirão tornarem-se cidadãos responsáveis, capazes de fazerem escolhas saudáveis.

 

A Coordenadora do Programa PES

Ana Vilas-Boas